sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Nível de Significância de cada um

Quinta-feira à noite, aula de estatística, professor Florindo. Olho para o quadro e observo aquelas fórmulas todas pensando no porque existem tantas coisas e onde ocuparemos todas elas. Meu pensamento é interrompido pela explicação do professor, matéria nova, preste atenção por favor!

E lá vem ele falando de nível de significância. É cada coisa nessa estatística que eu considero meio loucura, mas enfim, cada coisa com sua aplicabilidade. E eu ali prestando atenção e pronto! É isso! Achei relação dessa matéria com a nossa vida! Ele falava “Quanto mais raro um valor a ser obtido, mais significante ele é, sendo assim, tem mais valor”.

É isso aí Florindão! Você conseguiu me explicar matematicamente uma coisa que eu sempre pensei, mas que somente hoje pude perceber a lógica toda da coisa. Esse nível de significância na estatística são valores muito pequenos, e significam a probabilidade de um valor ocorrer.

Já na minha co-relação com a vida real esse mesmo nível é a raridade, a dificuldade que eu considero suficientemente pequena para qualquer coisa valer a pena. Pra mim uma pessoa ter caráter! Ser sincera, ser transparente e verdadeira. Ter caráter é agir da mesma maneira que fala, não se contradizer, ter seus valores sólidos e convictos. Uma pessoa assim vale MUITO A PENA ter por perto, ter sempre junto, ter pra sempre. Mas, como disse, são raras. Tudo isso pode parecer loucura, e é um pouco mesmo, só que não deixa de ter um sentido concreto. E você, já estabeleceu qual o seu nível de significância?

D.M.








Nenhum comentário: