sábado, 7 de agosto de 2010

Uma segunda primeira impressão

      
         A primeira impressão não é a que fica. Definitivamente. Para mim pelo menos não é e defendo essa minha opinião isso com unhas e dentes. Tá bom, talvez não seja pra tanto, mas que defendo, defendo mesmo.                                                    
         Tenho um caso peculiar que posso citar em referência a esse fato para exemplificar e mostrar aonde eu quero chegar com isso. Pois bem, tinha eu meus dezessete anos, uma cabeça um tanto diferente do que tenho agora e visões muito diferentes também, é, digamos que a gente evoluiu com o tempo, esperamos assim pelo menos. Então, eu na sala de aula por dias observei um guri entrar na sala e sentar sozinho, quieto e com digamos que pra mim ele possuía um “certo ar de superioridade”, e parecia um pouco esnobe também.
     Hoje dou muita risada dessa história pois ela caiu por terra e até hoje escuto piadinhas sobre esse meu pensar. Certo dia, aliás, um mau dia para mim, tive a oportunidade de conversar com essa pessoa que eu citei, e descobri nele uma pessoa maravilhosa. Não existia ar de superioridade sequer nele, e sim humildade e amizade pura e verdadeira, que só se solidificou com o tempo. Uma pessoa de caráter inabalável, generoso ao extremo, uma pessoa puro coração.
    Então, imagine se eu, por um pré-conceito, tivesse me deixado levar por aquele pensamento que tinha até o fim e nunca conversasse direito com essa pessoa, ou, não permitisse uma aproximação por achar que ele era bem aquilo mesmo que eu pensava. Eu teria caído do cavalo bonito, como ele ainda diz até hoje.
     E é assim que as coisas são, ainda mais pessoas. Você pode conhecer alguém num dia e não achar ela muito simpática, mas não isso não é motivo suficiente para que você rotule ela de antipática e passe a vê-la dessa maneira todas as outras vezes que a encontrar. Ela pode não estar num bom dia, pode estar enfrentando um problema sério, pode estar preocupada com as coisas que tem a fazer e isso pode não ter nada a ver com você, e ela lhe economizou um sorriso que a fez pensar isso sobre ela.
     Permita conhecer a mesma pessoa com o tempo. Não na primeira impressão. Aquele que parecia super quieto pode se mostrar uma pessoa fantástica, super inteligente e simpático. Aquela que era toda sorrisos pode ser tímida e não aparentar isso. Nem tudo é o que a embalagem está mostrando, o melhor das pessoas é o que fica implícito, o mistério característico que cada uma tem, que é único e intransferível.





D.M.

Nenhum comentário: