quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Síndrome de super pessoa

Hoje conversando com uma amiga ela me mandou uma frase que me intrigou ‘Poderíamos ser muito melhores, se não quiséssemos ser tão bons’, da autoria do pai da psicanálise Sigmundo Freud, e, confesso que tudo que é dessa área da psicologia sempre me causou um interesse enorme. E, não foi diferente com essa frase.
            Como tentamos ser sempre bons em todas as coisas, queremos abraçar o mundo e acabamos muitas vezes não conseguindo fazer nada do jeito que planejamos. Buscamos a excelência, pelo menos era essa a idéia inicial, e acabamos atropelando tudo, fazendo do jeito que dá, ou seja, no pouco tempo que dispomos tentamos fazer tudo de uma vez só.
            Se o resultado não é o que esperávamos, o que acontece na maioria das vezes, nos causa insatisfação, porque no fim sempre achamos que podíamos ter feito melhor. Mas, quem disse que precisamos ser perfeitos em tudo? Por que tentamos fazer o que temos consciência que é mais do que aquilo que podemos no momento? E, o pior de tudo, por quê sabendo de tudo isso, e tendo repetido o mesmo erro de nos sobrecarregarmos inúmeras vezes e nos frustrando, por quê não mudamos? Por que continuamos agindo igual?
            Simples, porque o ser humano tem síndrome de ser SUPER. Ser bom não chega para algumas pessoas, elas precisam ser mais que isso, hiper, mega, master boas e, veja bem, isso não tem nada de errado, mas em tudo, em todas as coisas nem o super homem conseguiria, e nem consegue ser. Mas, muitos tentam. Inclusive eu, tentava.
            Perfeccionismo extremo não é bom, angustia demais, aliás, nada em excesso é bom. Você não pensa que tem que ir bem na prova, acha que DEVE ir MUITO bem, que é sua obrigação. Mas, com o tempo, sim só com ele, você percebe que você pode, e até deve sim se dedicar àquilo que você deseja, mas que não vale a pena se condenar se as coisas não saírem como você esperava. Você tem que dar sim o melhor de si, mas não precisa se cobrar tanto assim.
            Eu não estou dizendo aqui, então relaxa, desencana e vai levando, mesmo porque não é isso que eu acho. Só penso que muitas vezes temos que saber dizer não, temos que nos dar conta das obrigações que assumimos, definir quais são nossas prioridades e não querer fazer tudo que aparecer na frente, senão aí sim o seu padrão de excelência vai por água abaixo. Não é fácil pra mim, não é fácil pra ninguém, mas temos que aprender a ser assim, mesmo que seja aos poucos, pois só dessa maneira conseguiremos ser MUITO BONS como queremos, e sem sobrecargas e angústias de querer ser uma super pessoa. Afinal, muito melhor uma coisa bem feita, do que duas mais ou menos.



D.M.

Nenhum comentário: